CONTATO

Endereço: Av. Lúcio Costa, 17360 - Praia do Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro - RJ

turismo@rioecoesporte.com.br

Tel: (21) 3495-4247 / (21) 99742-9191 / (21) 97458-5402

FALE CONOSCO

November 30, 2018

Please reload

Posts Recentes

Praias Selvagens - Como ir, curtir e fugir de uma inesperada chuva?

October 27, 2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Subi a Pedra da Gávea e passo bem.

December 11, 2017

Depois de um tempo acompanhando o cenário do turismo de aventura carioca, aprendi a sentir aquele frio na barriga quando o assunto é "a carrasqueira da pedra da gávea", e por vezes, perdi a oportunidade de estar lá por respeitar os riscos deste temido gigante. Porém, semana passada por livre e expontânea pressão, me aventurei no roteiro.

Às 7 da manhã, lá estava eu com uma GoPro pendurada na cabeça ("você vai precisar das suas mãos", eles disseram) indo registrar o gigante. Porém como muitos momentos da vida, a gente sempre imagina a coisa mil vezes maior do que ela realmente é. Pegando um exemplo de minha atual vivência, eu diria que a carrasqueira da Pedra da Gávea não é lá muito diferente de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso); é muito mais tranquilo do que todo o mundo diz, mas não subestime, se não dá ruim. O local lotado por grupos sem assistência técnica pode se transformar em um ambiente bem caótico, portanto faça como eu, junte a maior quantidade possível de guias profissionais para serem os caras em cima de você, afinal, é sempre bom ter alguém pra revisar as normas ABNT de seu trabalho, não é mesmo?

 

 

 

 

 

Um pouco depois do primeiro desafio, damos de cara com um paredão que se destoa totalmente do formato da pedra. Uma parede lisa forma um grande retângulo que, segundo nossos guias, seria um portal para Machu Picchu ou para o Reino de Agartha. Inclusive, existem rumores de que alpinistas já avistaram o portal brilhar durante a noite. Que bom que não sou um desses Alpinistas, de medo já basta a altura lá de cima, por mais que a possibilidade de viajar para Macchu Pichu sem gastar um centavo me encha os olhos.

 

 

 

 

Uma das coisas que mais me chamou atenção em estar no topo da Pedra da Gávea é a variedade de vistas. O topo da pedra faz Niterói parecer estar a dois metros de distância, o Rio de Janeiro fica pequeno demais. É como viajar nos ombros de um gigante e ter visão 360 da cidade maravilhosa. Foi lá de cima que percebi o quão pequenos somos; que o Largo da Barra tenta imitar Paris e que raios podem rachar pedras enormes em 3.

 

 

 

 

O topo da Pedra da Gávea talvez seja o pico mais rico da cidade. Espero que o texto tenha ajudado você a superar a negação à esse desafio. Foi com certeza uma das maiores experiências de trilhas cariocas que tive até aqui.