CONTATO

Endereço: Av. Lúcio Costa, 17360 - Praia do Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro - RJ

turismo@rioecoesporte.com.br

Tel: (21) 3495-4247 / (21) 99742-9191 / (21) 97458-5402

FALE CONOSCO

November 30, 2018

Please reload

Posts Recentes

Praias Selvagens - Como ir, curtir e fugir de uma inesperada chuva?

October 27, 2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Mas e os Jacarés, como estão?

January 25, 2018

Perdão. Não é de minha pretensão desvalorizar as bandeiras, as militâncias ou a relevância de sua causa, seja lá ela qual for. Mas te convido a refletir: você um dia já pensou "Po, mas os Jacarés devem estar passando perrengue."?

 

 

 

 

Não te julgo se esse pensamento não te ocorreu. Foi necessário encontrarmos no Jacaré de Papo Amarelo a inspiração de nossa logomarca, para que a pesquisa sobre o animal nos levasse à essa reflexão. A busca por atividades turísticas que aproximassem nossos clientes da conscientização ambiental nos aproximou de biólogos de todo o Rio de Janeiro, e logo no berço de nossa empresa, uma região ironicamente chamada "Jacarepaguá", encontramos respostas.

 

O Dr. Ricardo Freitas, biólogo, dono do Instituto Jacaré conservação e manejo de Fauna Silvestre LTDA, e parceiro da Rio Ecoesporte, tem entre muitos dados preciosos, números preocupantes a respeito do tema:
 

"Temos hoje uma estimativa da população de jacarés do complexo lagunar de Jacarepaguá entre 3 e 6 mil indivíduos, porém a proporção de machos e fêmeas é desequilibrada, onde temos hoje 4 machos para 1 fêmea, sendo que em populações saudáveis essa razão sexual é de 1 macho para 3 fêmeas. O motivo para essa discrepância pode ser dada por algumas especulações que, por motivos de falta de investimento na pesquisa, nos é vedado ir mais a fundo. São esses:

 

- Temperatura da água alta devido a poluição das bacias hidrográficas devido ao despejo de esgoto sem tratamento;

 

- Aumento da temperatura dos ninhos, também devido a alta concentração de matéria orgânica devido á poluição. Uma vez que os jacarés têm seu sexo determinado pela temperatura de incubação dos ovos, sendo esta de 29,5 à aproximadamente 30 para fêmeas e de 30 à 31,5 para machos, acima disso ou não nascem ou geram ambos os sexos, porém inférteis.

 

- Introdução de animais trazidos de outros bairros ou municípios através de resgates realizados pelos órgãos públicos (bombeiros, patrulha ambienta epolicia ambiental) que são soltos no complexo lagunar de Jacarepaguá, principalmente na lagoa Marapendi ou na Lagoinha das Tachas, causando um desequilíbrio ainda maior na estrutura da população natural."

 

Além da preocupação acima, temos que estar em alerta quanto ao crescimento e aproximação destes répteis ao meio urbano, pois não significa sua abundância, e sim a necessidade do animal se manter em um habitat que te oferece condições de vida, mesmo que esse esteja imundo como estão nossos rios e lagoas, como diz o Biólogo: "O complexo lagunar de Jacarepaguá é composto por 4 lagoas principais: Marapendi, Lagoinha das Tachas, Lagoa da Tijuca e Lagoa de Jacarepaguá. Tais lagoas são abastecidas pelos rios que carreiam as água que descem do Maciço da Pedra Branca e de todo o percurso por onde eles correm. Dessa forma, todo o esgoto trazido por esses rios é despejado nas lagoas, causando degradação a toda a bacia. Os jacarés, devido a especulação imobiliária acelerada nos últimos anos vêm perdendo seus habitats nos charcos que são aterrados e acabam sendo fadados a viverem nessas lagoas. Porém os animais ainda resistem, mesmo vivendo em uma situação de extremo descaso ambiental. As lagoas estão extremamente poluídas, assoreadas por um mix de matéria orgânica e lixo que se acumula, diminuindo a vida que depende das lagoas.".

 

O Instituto Jacaré é uma empresa engajada no estudo e preservação dos Jacarés com foco no complexo lagunar de Jacarepaguá, e toda a ajuda para que seu trabalho seja valorizado e prestigiado é bem-vinda, pois nesse momento, eles são a voz de nossos Jacarés. 

 

1/5

 

 

Convidamos vocês a conhecer o trabalho através do link ( bit.ly/2DwltJp ), ou conhecer nosso Ecossafari, atividade de conscientização da Fauna e da Flora nativa da Lagoa do Marapendi, onde além de vivenciar o trabalho do Institudo Jacaré, toda a contribuição é destinada à instituição.


Crédito de Imgens:  instituto jacaré conservação e manejo de fauna silvestre ltda.
 

Instituto Jacaré na Mídia:

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter